História da assomada

A Assomada nasceu no início do ano de 1985, no bairro de Santa Catarina por um grupo de jovens, que nessa altura formaram uma equipa de futebol 11 masculina e uma feminina. Este grupo era constituído na sua maioria por cabo-verdianos oriundos da ilha de Santiago que ao mesmo tempo que praticavam desporto, recordando a sua terra e tentando encontrar os seus referenciais de matriz, deram-lhe o nome de uma povoação cabo-verdiana – Assomada.

Na fundação da Assomada, tal como na atualidade, teve o desporto como uma das peças fundamentais para a sua consolidação, contudo o seu objetivo maior foi de contribuir para integração dos cidadãos imigrantes residentes.

À época, a maioria dos imigrantes oriundos dos pais africanos de expressão portuguesa residia em bairros clandestinos na periferia das localidades mais populosas do conselho de Oeiras, nomeadamente a Pedreira dos Húngaros, Alto Santa Catarina, Alto do Montijo, Alto dos Barronhos e Circunvalação.

O Conjunto de pessoas que esteve no cerne da criação da Associação Assomada também elas naturais dos PALOP’s, teve consciência das imensas dificuldades de integração dessa comunidade no país hospedeiro, nomeadamente aos níveis da habitação, empregabilidade e desvios marginais de crianças e jovens. Foi com o objetivo de encontrar respostas sociais a esses problemas, que uniu esforços para a constituição da associação, contando, desde a primeira hora com o apoio fundamental da Câmara Municipal de Oeiras, para a prossecução das diferentes atividades que se proponha desenvolver. E assim, no ano de 1996, decidiram que a sua ação não poderia ficar apenas pelo desporto e formar uma associação, que se passou a designar de Associação de Solidariedade Social Assomada.

A associação teve personalidade jurídica a 8 de Junho 2000, os seus fundadores celebraram a escritura pública dos estatutos da Assomada, tendo tomado posse os 13 elementos dos órgãos sociais, na presença de representantes do governo português, embaixada de Cabo Verde em Portugal e da Câmara Municipal de Oeiras.

A Associação de Solidariedade Social Assomada, de acordo com os seus estatutos, tem como objetivo primordial promover a inserção dos imigrantes cabo-verdianos e de outros oriundos dos PALOP’s na sociedade portuguesa, analisar e equacionar os seus problemas e procurar soluções de inclusão. Promover a defesa da cultura Cabo-verdiana em Portugal e no mundo através da solidariedade da promoção do associativismo, da cooperação e da entreajuda.

A associação desenvolveu as suas atividades no Bairro Santa Catarina e aquando o realojamento efetuado pela Câmara Municipal de Oeiras e a 25 de Outubro de 2000, foi efetuado um protocolo de acordo de cedência de novas instalações, em regime de comando no Bairro São Marçal, Portela de Carnaxide.

A aposta inicial foi o desporto, nas vertentes coletivas de futebol masculino e Andebol feminino, oferecendo às crianças e jovens uma ocupação de tempos livres e saudáveis do seu agrado. Paralelamente, e numa perspectiva de manter vivas as raízes culturais dos países de origem, ao longo dos últimos anos, também tem feito parte da assomada grupos de danças africanas, promovendo festas, atividades escolares bem como animações em outras instituições tanto pública como privadas.

Ao longo da sua existência a Assomada tem sido marcada fortemente não só pelo seu trabalho na integração social, mas também pelas marcas deixadas no Andebol feminino nacional, pela equipa da Assomada, que pela sua dedicação e mestria conseguiu elevar a associação a outro nível de visibilidade nos últimos anos.

Diversificando o seu campo de ação em diferentes áreas, desde a integração social e profissional dos cidadãos imigrantes, desenvolveu ações continuadas como o apoio ao estudo e a regularização documental de imigrantes e atividades pontuais como o “Regresso às Origens”.

Ao longo dos anos, o empenho e o voluntarismo de todos os que têm construído a Assomada têm sido agraciados com diferentes prêmios, que têm contribuído par manter vivos o entusiasmo e a crença de que a integração social plena é possível e que os imigrantes constituem uma força essencial para a desenvolvimento deste pais.